Buscar
  • Beatriz Espallargas

Comportamento x Adestramento você sabe a diferença?

Antes de tudo é importante ressaltar que tanto para desempenhar uma função quanto a outra não é obrigatório estudo, diploma e não é feita nenhuma prova obrigatória, portanto é muito importante verificar onde e o que o profissional estudou, que técnicas ele usa e se essas técnicas são aceitas do ponto de vista científico.


ADESTRAMENTO


O adestramento é basicamente a "alfabetização" do cão. Através dele você ensina comandos como senta, deita, fica, etc... Isso ajuda o animal a desenvolver a cognição dele, além de estimular ele a te obedecer, já que todo o processo ensina pra ele que quando obedece ele consegue obter as coisas que deseja (seja um petisco, seja ir brincar com outro animal ou passear).

Não existe idade para adestramento, todos animais podem aprender algo novo, é claro que existe uma facilidade maior dos filhotes por estarem numa fase de absorver tudo ao seu redor e serem mais motivados, mas adultos e idosos também aprendem e isso faz muito bem pra eles.


COMPORTAMENTO


Comportamento basicamente é como seu cachorro vai reagir à situações cotidianas, por exemplo: Seu cachorro aprendeu a comemorar desesperado quando você pega a coleira? Atravessa a porta assim quem a menor fresta se abre? Ou ele aprendeu a sentar e esperar calmamente pelo passeio? (Não se sinta mal, a maioria se encaixa na primeira situação, mas você pode mudar isso!). Seu cachorro aprendeu a latir pra obter a sua atenção? Ou aprendeu a esperar você estar disponível?

O seu cachorro aprende comportamentos o tempo inteiro, portanto se você não está ensinando o que espera dele, ele esta aprendendo qualquer coisa, inclusive a fazer coisas que você não queria.

Alguns comandos de adestramento são usados para se estabelecer comportamentos desejados, como por exemplo o "fica" pode ser usado para ensinar um animal com ansiedade de separação a ficar sozinho de forma calma ou para ensinar um animal reativo que não é necessário reagir a outros animais passando na rua. Ele também pode ser usado de forma preventiva, associado a outros exercícios para ensinar a ele quando é "hora de se acalmar".


Ambos são muito importantes na vida do cão, uma comunicação eficaz entre as espécies torna a convivência muito mais agradável para todos. Seu cachorro terá muito mais bem estar se souber de forma CLARA o que é esperado dele, assim como a família terá os benefícios de um cachorro "obediente" se buscar trabalhar com a natureza de seu animal.


ESTA BUSCANDO ADESTRAMENTO? QUER ESTABELECER COM SEU CACHORRO OS COMPORTAMENTOS QUE ESPERA DELE? ENTRE EM CONTATO!!!




2 visualizações
 

011941112268

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2019 por Singular Pets. Orgulhosamente criado com Wix.com