Buscar
  • Beatriz Espallargas

Coprofagia

O QUE É COPROFAGIA?

- Coprofagia é o hábito que alguns cães desenvolvem de ingerir fezes, sejam essas deles mesmos ou de outros animais.


COPROFAGIA É DOENÇA?

-A coprofagia é um comportamento considerado normal no repertório canino, porém não é socialmente aceito por nós humanos. Quado o animal ingere fezes pode acabar se contaminando com parasitas, alem disso muitos de nós deixamos nossos cães nos lamberem, e ninguém quer uma lambida de cocô, não é?


INGESTÃO DAS FEZES DE OUTROS ANIMAIS

-As fezes de gatos ou de humanos são muito atrativas para os cães pelo teor de proteína e gordura, então a melhor forma de prevenir nesses casos é evitar que o cão tenha acesso às fezes de outros membros da casa.


INGESTÃO DAS FEZES DE OUTROS CÃES

- É normal na espécie canina que a mãe coma as fezes dos filhotes, e é até necessário no primeiro mês de vida deles, porém assim que se inicia a alimentação com ração a mãe para de ingerir os excrementos.

Algumas das possíveis causas seriam conflitos hierárquicos entre os cães ou restrição alimentar como pode acontecer em alguns abrigos


INGESTÃO DAS PRÓPRIAS FEZES

- Ingerir as próprias fezes é um comportamento menos comum e merece uma investigação mais aprofundada

-Algumas raças como Shi tzu, Lhasa Apso e Pug são pré-dispostas à coprofagia, porém quando o tutor intervem de forma precoce o prognóstico é favoravel.

-Questões nutricionais também podem estar favorecendo a coprofagia, ja que tanto o excesso como a falta de nutrientes pode ser a motivação do animal ingerir as fezes

-Ansiedade e tédio também são causas de coprofagia, vale avaliar como anda o enriquecimento ambiental desse animal

-Por mais sem sentido que pareça, alguns animais ingerem as fezes por questão de higiene, para que o local não fique sujo

- Alguns animais aprendem observando outros, ou até por estímulo do tutor que sem saber, da atenção no momento que o animal faz isso


BRONCAS E PUNIÇÕES

-É de extrema importância não punir, não brigar, não bater, nem mesmo bufar quando o animal faz isso. As punições podem tornar o animal mais ansioso e mais propenso a ingerir as fezes, além disso ele pode acabar ingerindo as fezes para "esconder" de você e assim evitar uma bronca. Outra coisa que as broncas ensinam pro animal é que não é seguro comer coco na sua frente, mas quando você sair e não estiver lá pra dar bronca.... Hora da festa!!! Ele vai guardar pra defecar quando você sai e vai ingerir o dobro que normalmente.


CONCLUINDO

- Para tratar a coprofagia é necessário que seu Veterinário avalie as questões nutricionais do seu cachorrinho bem como a possibilidade de fornecer medicamentos anticoprofágicos (mas atenção! o medicamento não resolve a coprofagia sozinho!), e que uma pessoa especializada em comportamento avalie as outras possíveis causas e como proceder para controlar a situação! Quanto antes você agir maiores as chances do comportamento ser interrompido!


SEU CACHORRO INGERE AS PRÓPRIAS FEZES? ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA CONSULTA!






*As informações aqui contidas foram baseadas na cartilha da psicologiaanimal.com.br







6 visualizações
 

011941112268

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2019 por Singular Pets. Orgulhosamente criado com Wix.com