Buscar
  • Beatriz Espallargas

Seleção de um novo membro para a família

Escolher um animalzinho para a família é um momento muito feliz. É muito fácil se encantar pela fofura que são os filhotes e essa fase é uma que poucos tutores abrem mão, porém uma coisa que poucos pensam antes de obter um animal é no perfil do lar x perfil do animal.


Alguns critérios a se observar quando considerar adotar um animal:

- Todos os membros da família querem o animal?

- Quanto tempo existe disponível para gastar com o animal?

- Qual o espaço disponível e quais as imposições do local (em apartamentos por exemplo o animal não poderá fazer barulho a noite).

- Quais são as necessidades desse animal? (Além de comida, veterinário e abrigo).

- Estilo de vida dos membros x estilo de vida da espécie/raça desejada.

- Despesas fixas e ocasionais.


Todos os membros da família querem um animal?

Não seria justo trazer um animal para um lar que não esta apto a recebe-lo, saber se todos os membros da família estão de acordo pode evitar uma futura doação de um animal que não foi bem aceito, além de evitar possíveis maus tratos.


Quanto tempo existe disponível para gastar com o animal?

Essa é talvez uma das perguntas mais importantes. Um filhote de cachorro por exemplo necessita muito tempo e dedicação dos tutores para não acabar trazendo problemas pros mesmos, já um cão adulto tem a maior parte da sua "personalidade" construída, tendo um comportamento já mais previsível e menos dependente das ações dos tutores. Agora se você não tem tanto tempo, nem para o filhote e nem para o adulto canino mas ainda assim quer companhia, talvez o seu perfil seja o de um animal mais independente: o gato.


Qual o espaço disponível e as imposições do local?

Se você mora em um mini apartamento talvez um cachorro não tenha o espaço que precisa, já o gato pode viver bem em um apartamento se aproveitando da verticalização do mesmo (possibilidade de subir em estantes e prateleiras). Nem tudo é regra, por isso é valiosa a avaliação do profissional, pois se você mora em um pequeno apartamento mas é ativo e tem como levar um cão junto com você em suas atividades, isso pode funcionar.


Quais as necessidades do animal?

Qual o alimento mais adequado a se fornecer? Qual o gasto de energia médio daquele animal, ele precisa passear? Precisa de enriquecimento ambiental? Esse animal precisa de treinamentos específicos? É um animal que precisa de muita atenção ou pouca?


Estilo de vida Tutor x Animal

Você é uma pessoa esportista e ativa, quer um animal pra te acompanhar em algumas dessas jornadas? Você até pode ter um Buldogue Inglês, mas ele vai preferir ficar te vendo correr de dentro do carro no ar condicionado. Você é uma pessoa calma e caseira, gosta do sossego - não faria muito sentido ter um Border Collie. Você não tem tempo nenhum quase, ou não sai de casa e não consegue gastar muita energia? Talvez seu perfil combine mais com um gato ou um cão idoso.


Despesas

Você tem renda suficiente para se responsabilizar por um animal? Levara ele em consultas anuais (e em qualquer eventualidade)? Manterá a vacinação e controle de parasitas em dia? Fornecerá uma alimentação dentro das que o veterinário recomendar? Poderá comprar acessórios necessários como coleira, comedouros, cama, brinquedos? Procurará um profissional competente em caso de problemas comportamentais?


Agende já sua consulta para aquisição de novos membros para a família! Prevenir é sempre mais fácil do que remediar depois!


0 visualização

011941112268

©2019 por Singular Pets. Orgulhosamente criado com Wix.com